30 de outubro de 2012

Almoço rápido: Cuscuz com Couve-Flor, Alcaparra e Cúrcuma

       Para aquelas pessoas que dizem que não têm tempo ou ânimo para cozinhar só para si, aqui vai uma receitinha super prática e rápida. O cuscuz marroquino é o ingrediente perfeito para quem mora sozinho. Se você não conhece ou só comeu no restaurante talvez não vá acreditar na velocidade em que ele fica pronto. É mais rápido que miojo, só que muito, mas muito mais interessante. É sério!!! Basta ferver a água e deixar hidratar por um minuto! Fantástico, não é mesmo!?


       Bem, vamos à receita, que é o que interessa. Para fazer um cuscuz igual ao que eu fiz e que está na foto acima, você vai precisar de:

 - 100g de cuscuz marroquino

 - Água
 - Couve-flor (pode calcular uma xícara bem cheia dela já picada)
 - 02 colheres de sopa de alcaparras
 - 01 colher de café de cúrcuma
 - 01 cebola miúda cortada em tiras pequenas
 - 01 dente de alho fatiado ou picado
 - Sal
 - Azeite
 - Folhas de alfaces romana e mimosa rasgadas grosseiramente


       Coloque um pouco de água para ferver e cozinhe a couve-flor em fogo médio por aproximadamente 3 minutos. Em outra panela, ferva àgua para hidratar o cuscuz. Eu usei um que vem em saquinho, que é só colocar dentro d'água, esperar 01 minuto, retirar da água, abrir o saquinho e despejar num recipiente. Mas já usei outros que não vinham desta forma, igualmente prático e ainda por cima mais ecológico, pois não tem o saquinho para jogarmos fora. ;) Neste caso, é só coloca-lo num recipiente e jogar a água fervente por cima. Em um minuto, ele absorve tudo e está pronto para o uso.
       Com um garfo, misture a cúrcuma e o azeite a gosto no cuscuz já hidratado. Junte a couve-flor cozida e as alcaparras (eu tiro um pouco do sal delas, colocando-as numa peneira e lavando-as em água corrente). Acrescente sal (coloquei umas quatro pitadinhas) e misture tudo.
       Refogue o alho e a cebola em azeite em fogo médio. Eu gosto da cebola mais durinha. Ficando pronto, jogue o refogado no cuscuz, misture novamente com o garfo e pronto! É só servir!!! Rende umas duas porções. Para fazer um prato como o da foto, basta arrumar as folhas de alface no prato, formando um anel, e colocar o cuscuz no centro. As folhas que usei foram compradas na feira de orgânicos da praça Afonso Pena, mencionada em outra postagem aqui do blog.
       Ficou uma delícia e não levou nem 10 minutos para tudo ficar pronto. E ainda sobrou para o dia seguinte! Não é o máximo!?