4 de novembro de 2012

Lentilha com Couve-Flor e Cominho

Hoje, posto a receita que fiz antes de sair de viagem para o México. A lentilha é um alimento riquíssimo, excelente para os vegetarianos e para os não vegetarianos também! Outra hora vou postar sobre esse grão. Li que existem vários tipos que nem podia imaginar.

Bem, dentro do meu parco conhecimento e do meu estoque de alimentos, fiz esse prato, que ficou bem gostoso e rendeu mais do que eu esperava. Assim como a recita de cuscuz, essa também dá para comer quente ou fria, depende do gosto e da ocasião. ;)

Aqui vai a receita e a fotinho (com acompanhamento de salada de alface com vinagre balsâmico e azeite) 
Lentilha com Couve-Flor e Cominho, Vegetarianismo Carioca.

Ingredientes:

 - 1/2 copo de lentilha crua
 - 1 copo de água
 - 2 copos de couve-flor crua picada
 - 1 cebola miúda
 - 1 dente de alho
 - 2 pitadas de sal
 - 1 colher de café de cominho
 - azeite

Preparo:

       Coloque a água para ferver em uma panela. Ferveu, acrescente o sal e a lentilha, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando a água estiver quase acabando, abaixo da altura dos grãos, junte a couve-flor na panela, por cima da lentilha. Assim, preserva melhor os nutrientes. Mantenha a panela tampada e em fogo baixo até evaporar toda a água. Depois disso, apague o fogo.
       Corte a cebola e o alho e refogue-os em outra panela. Jogue o refogado na panela com a lentilha e a couve-flor, acrescente o cominho, azeite a gosto e misture bem.
       Pode ser consumido quente ou frio, como salada. Rende de 2 a 3 porções.