29 de janeiro de 2013

Hoje é dia 29, dia de 'Gnocchi della Fortuna'!!!!

Que maravilha!!! Um dia por mês dedicado a se comer gnocchi! Supertição ou não, sei que acho isso o máximo! Eu já fiz o meu e convidei meu namorado para almoçar comigo. Olhem como ficou lindo!


Meu namorado disse que gosta das minhas invenções, pois uso vários ingredientes que ele não costuma ver juntos em cardápios por aí. De fato, a grande maioria dos restaurantes segue a mesma linha: carnes à francesa, Oswaldo Aranha, à Cavalo, com arroz de brócolis, à Piamontese, massas ao sugo, quatro queijos, etc. Sou suspeita, mas, para mim, os restaurantes italianos são os mais criativos e originais em seus cardápios. O antigo Saltimboca (atual Villa Otto) por exemplo, tem um ravioli de maçã verde sensacional! Adoro esse restaurante! Tem muitas opções vegetarianas e ainda é perto daqui de casa. Show!

Voltando ao gnocchi da foto, aqui vai a receita:

- 1 brócolis americano pequeno
- 1 cenoura média
- 1/2 cebola média
- Castanha-de-cajú torrada
- 250 ml de creme-de-leite fresco
- 1 colher de chá de cominho
- sal a gosto
- azeite
- 500 g de gnocchi (massa fresca)

Você vai precisar de duas panelas, uma grande para o gnocchi e uma média para o molho. Encha a panela grande com água e coloque para ferver. Enquanto isso, vá preparando os ingredientes do molho. Lave o brócolis e corte-o em pedaços pequenos. Descasque a cenoura, corte-a em rodelas largas e depois corte as rodelas em quatro. Corte a cebola em pedaços pequenos ou médios. Nesta altura, a água já deve estar fervendo. Coloque os gnocchis na água e espere um pouco, já a postos com uma escumadeira e um prato de servir massa ou refratário médio. Para quem não sabe, o ponto do gnocchi é quando ele sobe do fundo da panela. Retire-os gentilmente com a escumadeira, coloque-os no prato de servir e reserve.

Na panela média, coloque um fio de azeite, a cebola cortada e leve ao fogo para refogar. Mexa para que não queime. Depois, junte a cenoura com um 'cadinho só de água, tampe e reduza e fogo. Deixe um minutinho e junte o brócolis e o cominho. Misture bem, junte mais um pouquinho de água se necessário e tampe. Espere mais uns minutinhos e acrescente o creme de leite e o sal. Mexa até começar a ferver e dar o ponto. Desligue o fogo, junte as castanhas de cajú e misture. Cubra o gnocchi com este molho e pronto. Arrume uma mesa bem bonita e bom apetite!

Essa receita é rapidinha e ficou ótima! E é claro, você pode usar este molho para outros tipos de massa e o que mais lhe apetecer. ;)