18 de janeiro de 2013

Purê de Grão-de-Bico

Fiz um purê de grão-de-bico inspirado na receita de Nicola Graimes, no livro Nova Cozinha Vegetariana, que ficou ótimo! Toda hora que eu como acho uma delícia. Farei mais vezes. Até quem não gosta de grão-de-bico gostou! ;)

Meu purê com a foto fantástica do livro Nova Cozinha Vegetariana ao fundo.

Fiz assim:

- 500g de grão-de-bico (deixei de molho umas horinhas)
- 400 ml de leite
- 1 colher de sopa de margarina
- Sal

Cozinhei o grão-de-bico na pressão por meia-hora. Depois, coloquei só os grãos no multiprocessador junto com metade do leite e bati bem. Antes, tinha feito uma tentativa com o espremedor de batatas, mas o grão-de-bico é seco demais para ser esmagado assim, por isso parti para o multiprocessador. Passei o conteúdo para uma panela, juntei o resto do leite, coloquei o sal e fiquei lá, mexendo (fogo brando, galera!). Quando deu o ponto desejado, juntei a margarina, mexi mais um pouco até ela derreter e pronto! Deu purê que não acaba mais. Estou comendo até hoje, desde segunda-feira! Metade da receita dá para umas quatro pessoas tranquilamente. Experimentem e comprovem!