20 de agosto de 2013

Meu Primeiro Tchai (chá com leite e especiarias)

Emoção total! Fiz meu primeiro Tchai e ficou delicioso!!!

Segui as instruções do livro que comprei no Govinda, 40 Receitas Vegetarianas - por Madhava Lila. Pena que ainda não tem cheiro e sabor pela internet... Fiquem com a foto.



Segue a receita aprovadíssima:

- 500 ml de água filtrada
- 10 sementes de cardamomo*
- 1 pedaço de canela de 4 cm (mais ou menos uns 3 dedos)
- 4 cravos da índia
- 1 pitada de noz-moscada ralada
- 6 grãos de pimenta do reino preta
- 3 colheres de sopa de açúcar demerara
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado (fiquei com preguiça de ralar e usei 1 colher de sopa rasa de gengibre em pó)
- 1 anis-estrelado*
- 2 saquinhos de chá preto
- 200 ml de leite

Bata os 7 primeiros ingredientes no liquidificador, por 1 minuto, vire numa panela, acrescente o gengibre e o anis-estrelado e ferva por 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente o chá e abafe (deixei 4 minutos). Enquanto isso, aqueça o leite (usei o Leitíssimo) e escalde a garrafa térmica.

Coe o chá, entornando na garrafa térmica, e junte o leite. Pronto! Eu tomei umas quatro xícaras! Muito bom!

Já valeu a pena ter comprado o livro!!! Agora, vou partir para outras receitas. Tem uma de almondega de couve-flor e batata me esperando...


* Comprei na Casa Pedro. O peso mínimo vendido é de 40g, o que dá anis-estrelado pra caramba!